Existem diferentes métodos de como guardar dinheiro em viagens, cada um com as suas vantagens e desvantagens. Para além de se preocupar com a melhor forma de levar dinheiro em viagem, também deve ter em atenção como vai guardar esse mesmo dinheiro.

Esvaziar a carteira

Não deve andar com certas coisas na carteira, sobretudo em viagem, no exterior. Leve na carteira somente os documentos necessários para a viagem, assim como o dinheiro que precisa. Também pode tirar cópias em vez de levar os documentos originais.

Usar cartões

Evite transportar consigo grandes quantidades de dinheiro. Leve consigo um cartão de débito e um cartão de crédito (se o possuir). Na prática, nem necessita de possuir um cartão de crédito para fazer as suas compras no estrangeiro. Pode usar um cartão de débito Visa ou Mastercard em caixas multibanco credíveis para levantar dinheiro. O essencial é não carregar muito dinheiro de mão e ter um plano alternativo, assim que o primeiro acabar.

O cartão de crédito dá jeito para realizar compras mais avultadas, evitando assim transportar grandes quantias de dinheiro.

Fique atento aos esquemas de viagens que nunca envelhecem.

Bolsos

Os bolsos são os locais mais comuns para guardar dinheiro em viagem, mas também são os mais procurados pelos carteiristas. Utilize roupa com bolsos de fecho para maior precaução.

Malas

As malas podem ser desviadas num abrir e fechar de olhos. Mantenha-se sempre de olho e em contacto com as suas malas, se decidir guardar dinheiro e outros valores nestas.

Cofre

Outra opção para guardar dinheiro em viagem é deixar o mesmo fechado no cofre do hotel, carregando apenas algum dinheiro consigo durante o dia. Tenha a certeza de que o cofre é seguro antes de depositar os seus valores nele.

Divisão

Divida o dinheiro por diferentes locais ou pelas pessoas que viajam consigo. Caso algum dinheiro se perca, tem sempre outro disponível.

Evite também recorrer ao seu esconderijo secreto para fazer pagamentos frequentes, caso contrário toda a gente fica a saber onde o dinheiro está guardado (e deixa de ser obviamente secreto). Tenha dinheiro trocado à mão e outro dinheiro melhor guardado na roupa ou na bolsa.

Antes de viajar veja como fazer a mala. Se vai viajar para fazer negócios pode consultar o que levar para uma viagem de negócios.