Como Gerir Pessoas Dentro da Empresa

Fique com dicas para gerir pessoas na sua empresa. A gestão de pessoas na empresa é importantíssima. Através dela impede a desmotivação dos trabalhadores, a quebra da produtividade, o surgimento de conflitos e a fuga de talentos, entre outros.

Explicar o que é esperado

Os patrões mandam, enquanto os líderes explicam o que querem. Para gerenciar corretamente os funcionários, e evitar mal-entendidos, deve explicar o que é esperado por parte dos seus colaboradores, já que estes não conseguem ler mentes. Antes de dizer que um resultado é mau tem de dizer o que é um resultado bom.

Dar feedback

A gestão de pessoas na empresa também passa pela atribuição de feedback aos trabalhadores. Se atribuir feedback ao colaborador, nem que seja negativo, este conseguirá saber como melhorar o seu papel na empresa. Para gerir pessoas na empresa das quais não gosta tanto, deve até começar por mostrar o que ela tem feito de bem.

Recompensar

Quando um trabalhador se destacar pelos resultados obtidos, pode ir além do feedback positivo e atribuir alguma regalia. Mesmo que não possa oferecer uma promoção, poderá oferecer outras alternativas ao aumento de ordenado. Isto será um estímulo para os restantes trabalhadores.

Afastar favoritismos

O mau ambiente de trabalho pode começar quando o chefe manifesta preferências entre os seus trabalhadores. Tente não dar sinais de preferências e em vez elogiar o trabalho bem feito por cada um dos colaboradores.

Promover o contacto

Promova o encontro das várias pessoas da empresa para se conhecerem melhor e para se identificarem umas com as outras e se relacionarem. Ter uma equipa coesa só lhe traz benefícios para a empresa.

Dar o exemplo

O líder é a referência da equipa, razão pela qual deve dar o exemplo aos seus trabalhadores. Em todos os seus contactos deve procurar ser cordial, recetivo, consciente das suas ações e decisões, assim como estar no controle das suas emoções. Qualquer momento menos feliz da sua parte será lembrado pelo trabalhador e talvez mesmo repetido por este.

Gerir conflitos

Como uma família, é natural que surjam conflitos na empresa. Todos os conflitos devem ser encarados positivamente, como uma oportunidade de comunicação e de melhoramento de problemas existentes. Abra espaço para a comunicação e para o relacionamento de ideias e pessoas. Identificar as causas e encontrar soluções para os conflitos é algo que cabe a todas as pessoas da empresa.