7 dicas para gerir melhor o tempo no trabalho

Toda a gente se queixa da falta de tempo. Quer nas exigências da vida profissional, quer na vida pessoal e familiar. Para gerir o tempo é preciso ter disciplina e organização, seguindo um método conveniente à pessoa. Estes são alguns conselhos para saber gerir melhor o tempo no trabalho.

1. Liste os todas as suas tarefas

Defina os objetivos a cumprir e as tarefas a desempenhar para os alcançar, estabelecendo prioridades entre estas. Deve fazer uma de cada vez e não misturá-las.

2. Defina o tempo de cada tarefa na sua agenda

O segundo passo é definir todas as suas tarefas e alocá-las ao tempo disponível na sua agenda. Seja realista nos tempos que define para cada tarefa e tente concluir tudo dentro do prazo. Deve contar sempre com imprevistos, com as interrupções e com o método de trabalho escolhido.

3. Estabeleça tempos de trabalho mais intenso

Se tem trabalho que exige mais concentração, então é importante estabelecer blocos (de duas horas, por exemplo) em que vai estar mais focado. Nesses tempos evite ter o telemóvel ligado ou ceder a outras distrações, como as redes sociais.

4. Faça pausas

Planeie breves pausas no trabalho, naquelas alturas em que está a sentir-se menos produtivo. Não abuse contudo nas pausas, este é um erro das pessoas que trabalham em casa.

5. Aproveite o seu ritmo natural

Preste atenção ao seu ritmo e aproveite os momentos em que sente as suas energias carregadas para trabalhar com mais afinco.

6. Estabeleça recompensas

Recompense-se pelas tarefas cumpridas. Isso ajudará a partir para as próximas tarefas com mais animo.

7. Reajuste os seus planos

Reveja o plano e descubra se há algo que deva ajustar. O objetivo é tornar-se cada vez mais realista sobre o tempo que vai necessitar para executar as suas tarefas.