Como Gerir o Tempo ao Trabalhar Como Freelancer

Administrar o tempo no trabalho é essencial para realizar todas as tarefas a tempo e horas e ainda ficar com tempo para si próprio. Como gerir o tempo no trabalho é, porém, algo de complicado, sobretudo para quem trabalha como freelancer, com todas as obrigações a cumprir e com a vida pessoal e familiar a intrometer-se no caminho.

Se quer gerir melhor o seu tempo de trabalho, estes são os pequenos cuidados a ter que pode considerar.​

Estabelecer horário

Uma das vantagens de ser freelancer é estabelecer o próprio horário de trabalho. As vantagens devem ser aproveitadas. Decida a que horas do dia quer trabalhar (as que são mais convenientes para si) e quantas horas por dia vai trabalhar (seja realista na sua carga diária).

Escolher clientes

Como freelancer, tanto pode estar de mãos vazias, sem nada para fazer, como cheio de trabalhos para dar vazão. Inicialmente pode considerar os clientes mais regulares ao estipular o horário de trabalho e só depois considerar os clientes mais temporários.

Respeitar horário

Por mais flexível que seja o seu trabalho, tente respeitar o horário que estipulou para trabalhar. Dedique-se às restantes solicitações fora do horário de trabalho.

Fazer pausas

Não se esqueça de colocar tempo para pausas nesse horário de trabalho. As pausas são importantes para a qualidade de trabalho. Fique com formas de fazer pausas no trabalho.

Posto de trabalho

Uma das dicas para ser um bom freelancer é manter o espaço de trabalho organizado, sem distrações por perto. Se trabalha em casa deve ter o cuidado de fazer do seu local de trabalho um autêntico posto de operações.

Anotar tempo de trabalho

Anote o tempo que trabalhou em cada dia numa folha Excel. Faça tabelas com os nomes dos clientes, o número de horas trabalhadas, a descrição do trabalho realizado e o valor que deverá receber por esse trabalho.