Por: João Paulo Moura

Como Garantir a Segurança Financeira da Empresa

Garantir a segurança financeira da empresa é um dos objetivos principais com os quais os empresários se devem preocupar, não só de início, na abertura da empresa, como também ao longo do seu desenvolvimento e crescimento. Estas são algumas dicas de como assegurar a segurança financeira das empresas.

Manter contas separadas

Um dos erros que matam as empresas é a mistura de contas pessoais com contas da empresa. Mantenha as águas separadas, utilizando as contas corretas para pagar as devidas despesas.

Criar um fundo de reserva

É necessário abrir um fundo de reserva para cobrir despesas extraordinárias, não previstas no orçamento, assim como outro tipo de imprevistos. Como o mundo dos negócios é dinâmico, também as suas opções o devem ser. Para conseguir tomar diferentes opções necessita de possuir uma confortável almofada financeira.

Pedir financiamento

Existem várias linhas de financiamento para empresas. O financiamento a empresas pode garantir a segurança financeira da empresa em curto e/ou médio prazo.

Contudo, o pedido de financiamento deve ser bem estudado e deliberado. Se por um lado ele permite injetar rapidamente fundos em áreas fulcrais, por outro lado ele pode comprometer o futuro financeiro da empresa, com o seu pagamento.

Fundos

Os fundos governamentais e os fundos comunitários permitem consolidar a empresa a nível económico, não tendo de mexer a empresa nos seus fundos de reserva.

Aumentar produtividade

Aumentar a produtividade de uma empresa é uma das estratégias que permitem aumentar os ganhos. Com o crescente aumento dos ganhos, e com a manutenção dos custos, será possível assegurar a posição financeira da empresa.

Diversificar clientes

Outra estratégia para garantir a segurança económica da empresa é aumentar o número de clientes. Tente aumentar o fluxo de clientes da empresa, mas não se descuide com os clientes que já tem, nem com a qualidade dos produtos que disponibiliza.

Investir

Através de investimentos também pode garantir mais fundos para a empresa. Tal como o financiamento, qualquer investimento deve ser medido ao milímetro.