Como ganhar a confiança de uma equipa

Todos os líderes se questionam sobre como ganhar a confiança de uma equipa. Deixamos algumas sugestões que o podem ajudar a conduzir a sua organização rumo ao sucesso.

Saber ganhar a confiança de uma equipa é um dos requisitos de um bom líder. Mas como? A primeira regra é dar o exemplo em tudo o que faz e que quer que os seus subordinados façam. Mas há outras formas de o conseguir.

1. Seja seguro e assertivo

Pode ser-se um bom líder e não ter o a vontade de falar em público. Mas a confiança que a sua equipa vai depositar em si depende da confiança que demonstre por si mesmo. Comece por ser confiante no seu trabalho. Numa reunião com os colaboradores, seja assertivo e mostre segurança em todas as ideias que vai transmitir.

2. Incentive

Não assuma uma atitude apenas de comandar. Envolva-se com a sua equipa, dê-se a conhecer e conheça todos os elementos que a compõem. Desta forma, poderá mais eficazmente delegar tarefas, conquistando a confiança daqueles que lidera.

3. Reconheça os erros

Ganhar a confiança dos outros passa também por assumir quando erra. Assuma culpas, se as houver, mostrando que ninguém é infalível. Esteja sempre recetivo às críticas e opiniões da sua equipa e não se iniba de pedir opiniões e conselhos.

4. Não minta nem omita

Tal como nas relações pessoais, também no mundo laboral a confiança depende da honestidade e da transparência. Com mentiras ou ocultação de dados nunca conseguirá ganhar a confiança da sua equipa. Seja sempre sincero e não prometa coisas que não sabe se conseguirá cumprir.

5. Reconheça e compense

Como ganhar a confiança de uma equipa passa ainda por a manter sempre motivada. Pode fazê-lo dando feedback das suas tarefas e não apenas dos erros que possam cometer. Faça-o de uma forma construtiva, reconhecendo também o que fizeram bem e até compensando por isso.

Se quer realmente conquistar a confiança da sua equipa, veja ainda as 7 coisas que não deve dizer aos colaboradores.