Como Funciona um Seguro Automóvel para Clássicos

O seguro automóvel para clássicos permite utilizar um automóvel antigo com segurança e com mais frequência.

O que é preciso para fazer um seguro automóvel para clássicos?

Para fazer um seguro automóvel para carros clássicos precisa de:

  • ser proprietário de uma viatura com 25 ou mais anos;
  • ter feito uma inspeção válida do veículo;
  • possuir um outro veículo considerado de utilização diária (com seguro válido).

Poderão ser pedidos outros requisitos por determinadas seguradoras, como a idade do condutor ser superior a 25 anos, ter carta de condução há mais de 2 ou 5 anos e o carro ser certificado como clássico.

Como saber se o carro é um clássico?

As seguradoras costumam ter uma listagem dos modelos de carros considerados clássicos, não bastando o carro ter soprado 25 velas de aniversário (não velas de automóvel). A certificação de um carro como clássico pode ser feita junto do Clube Português de Automóveis Antigos, do Automóvel Clube de Portugal ou pelo Museu do Caramulo.

Quanto custa um seguro automóvel para clássicos?

Os seguros para automóveis clássicos são muito baratos se comparados com um seguro automóvel normal. Como são de menor utilização, o preço do seguro desce consideravelmente. Um seguro automóvel para clássicos pode custar desde 22,95 euros por ano, no caso de seguro de responsabilidade civil.

Já um seguro automóvel para clássicos de responsabilidade civil, ocupantes e assistência em viagem pode custar 54,50€.

Normalmente, quanto mais antigo o carro, mais barato é o seguro. Os antecedentes do condutor (existência ou não de sinistros) e a contratação de seguros na mesma companhia são outros fatores que fazem o preço do seguro variar.

Existem limites de utilização do carro clássico?

As condições do seguro automóvel para carros antigos dependem de seguradora para seguradora. Enquanto uma pode limitar a utilização a um determinado número de quilómetros (5000 kms, por exemplo), outra pode não ditar qualquer limite. A utilização do carro clássico não pode ser, no entanto, diária.

Leia ainda sobre a isenção de IUC para clássicos.