Como funciona o cheque visado

O cheque visado é um cheque para o qual o banco garante que há fundos suficientes nessa conta para o cobrir.

Significado

Uma definição simples para o cheque visado pode ser a seguinte: cheque em que o banco emitente certifica que a conta do pagamento tem saldo suficiente para pagar o cheque no momento em que é aposto o visto.

Funcionamento

Na prática, o cheque visado funciona de forma bastante básica.

Para assegurar que o cheque é pago ao seu destinatário, o que o banco faz é cativar o valor nele definido, na conta de quem emitiu o cheque, durante pelo menos oito dias.

Para isso o banco junta um carimbo no cheque, na altura em que foi sujeito a visto. Este processo garante que o cheque visado é seguro para quem o recebe.

Cheque visado e cheque bancário

O cheque bancário assemelha-se ao cheque visado, sendo o cheque bancário aquele que é emitido pelo próprio banco e não pelo titular da conta, a favor de uma terceira pessoa, sempre com indicação do seu nome.

Uma diferença importante entre os dois tipos de cheques é então essa indicação do nome: o cheque visado não tem de ser nominativo, isto é, não é obrigatório que ele contenha nomes. Outra grande diferença entre os dois tipos de cheques é o preço, sendo o cheque visado mais caro do que o cheque bancário.

Conheça todos os tipos de cheques existentes.

Saiba como preencher um cheque.