Como Funciona a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores funciona como um mercado, onde se compra e onde se vende. A diferença está naquilo que se está a comercializar - as ações de diferentes empresas. As ações são "pequenas partes" das empresas (unidades mínimas que as compõem no seu todo) colocadas à venda pelas empresas. Qualquer pessoa pode negociar com essas ações, para as comprar ou vender.

Cada detentor de ações passa a ser dono de parte da empresa. Isto é vantajoso para a empresa porque passa a ter mais capital para investir. E é vantajoso para o acionista porque este passa a receber alguns dividendos dos eventuais lucros da empresa.

Funcionamento da Bolsa de Valores - resumo e exemplo

A título de exemplo: determinada empresa quer ter mais capital para investir e, nesse sentido, põe uma parte da empresa (ações) na bolsa de valores. Se, quando não houver mais ações disponíveis de uma empresa ainda existirem pessoas interessadas em comprar, o preço das ações aumenta.

Face a este aumento, alguns dos detentores de ações podem querer vender as suas para lucrar com a sua compra inicial. Se, mais tarde, a mesma empresa enfrentar dificuldades, a tendência é que os seus acionistas tentem vender as suas ações. Como, face aos problemas da empresa, os compradores também têm tendências e fogem de aparentes maus negócios, o preço das ações desce, podendo ficar abaixo do seu preço inicial pago.

Caso isso aconteça, a sorte é de quem vendeu as ações enquanto a empresa estava em alta e lucrou com isso; é por isso que, quando se fala em apostar na bolsa de valores, se fala numa aposta arriscada que tanto pode calhar bem, como ser um prejuízo - é preciso ter olho para a coisa.

Quer comprar ações na Bolsa de Valores?

Qualquer pessoa pode comprar ações na bolsa de valores, mas nem todos podem fazê-lo diretamente. Tal tem de ser feito por Corretoras autorizadas pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários). No entanto, a forma mais fácil para o cidadão comum comprar ações é fazê-lo através do seu próprio banco. Informe-se sobre esse serviço com o seu banco, e verifique os valores das comissões que serão cobradas por esse serviço. Investigue as comissões de outros bancos, para ter a certeza que faz um bom negócio.

Não se esqueça, no entanto, que negociar na bolsa tem um risco inerente. Se as ações que comprou desvalorizarem, estará a perder parte do dinheiro que investiu. Atualmente é muito fácil encontrar análises e previsões das ações na internet, mas lembre-se que as previsões de profissionais também falham por vezes.

Veja como comprar ações.

Pode ainda ver filmes para perceber como a bolsa funciona.