Como Fazer uma Queixa ao Banco de Portugal

Fazer uma queixa ao Banco de Portugal é um dos meios que a pessoa dispõe para reclamar de um banco. Mas como fazer mesmo uma queixa ao Banco de Portugal? Como transformar em formalidade o sentimento de revolta que vai na pessoa? Isso é o que veremos de seguida.

Fazer a reclamação do banco

Caso a entidade em questão esteja registada no Banco de Portugal, e a queixa for diretamente relacionável com as atividades e serviços dessa entidade, o cliente pode fazer a sua reclamação diretamente ao Banco de Portugal.

Esta reclamação pode ser feita online, por preenchimento de formulário eletrónico, ou então enviada por carta registada (por impressão e envio do formulário) para o Banco de Portugal, Apartado 2240, 1106-001 Lisboa.

Preencher a reclamação do banco

Deve seguir as indicações disponibilizadas ao preencher a reclamação a enviar ao Banco de Portugal. Esta reclamação deve conter:

  • a identificação e o local da instituição em causa;
  • os factos precisos da reclamação;
  • o nome completo e a morada do cliente;
  • o número de Bilhete de identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte e Número de Identificação Fiscal (NIPC) ou Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC).

Para a reclamação não ser considerada inválida, deve preencher a mesma de forma legível, objetiva e completa. Aponte a referência atribuída à reclamação para depois consultar o estado da reclamação.