Como Fazer uma Dieta de Dinheiro

Dieta e dinheiro são dois termos de difícil associação. Mas não estranhe à partida a junção dos dois termos: eles devem andar de mão dada. Se todas as dicas para poupar dinheiro que recebe parecem não resultar, talvez seja melhor recorrer a medidas drásticas. É aqui que a dieta de dinheiro entra em ação.

O que é?

Uma dieta de dinheiro consiste em não gastar dinheiro durante um determinado tempo. Pode ser um dia, uma semana ou um mês, consoante o desejo/necessidade de poupança da pessoa.

Para uma dieta de um dia, pode tentar não gastar um único cêntimo. Para uma dieta de uma semana, ou de um mês, só pode gastar em despesas essenciais, como compras do supermercado, gasolina e contas a pagar.

Estipular tempo

Estabeleça quanto tempo de dieta vai aplicar na sua carteira. Ao contrário da dieta de comida, o objetivo aqui é engordar a carteira, pelo não recurso a ela.

Pode começar por tentar fazer uma dieta de um dia e passar para uma dieta de três dias ou de uma semana.

Aplicar medidas de poupança

Existem mil e uma formas de poupar e aqui no Economias encontra centenas de artigos sobre poupança. Use da sua criatividade para poupar ao longo do período de dieta de dinheiro que estabeleceu, seja ele um período de:

Quando estiver a cair na tentação de gastar dinheiro, lembre-se do grande objetivo que tem para fazer esta dieta de dinheiro (seja uma viagem, um determinado bem, etc.)

Vantagens

Esta dieta ajudará a organizar as suas compras e a pensar duas vezes antes de comprar algo. Também será útil para pagar as contas a tempo e horas, numa data específica. Com o passar do tempo, esta dieta de dinheiro vai ajudá-lo a ser mais consciente no uso do dinheiro e a conseguir poupar dinheiro mais facilmente.