Como fazer um seguro automóvel temporário

Fazer um seguro automóvel temporário é uma conveniência desejada por condutores proprietários de viaturas de utilização reduzida e esporádica.

É possível fazer um seguro automóvel por um mês?

Um seguro automóvel de um mês é uma possibilidade que as seguradoras portuguesas tradicionalmente não publicitam. Apesar da generalidade das companhias de seguros fazerem um seguro automóvel apenas pelo período temporal de um ano, a verdade é que algumas possibilitam a contratação de um seguro temporário ou de curto prazo, como um mês.

A hipótese de contratar um seguro automóvel nestas condições é ainda mais comum se falarmos de carros clássicos, de utilização secundária.

Como contratar um seguro auto temporário?

A solução para conseguir um seguro automóvel de curta duração passa por falar diretamente com a seguradora ou com o mediador de seguros (com a seguradora tradicional ou com seguradoras de renome). Se esta não oferecer a possibilidade de contratar um seguro automóvel de um mês, ela pode, por exemplo, propor como alternativa, um contrato de seguro de três meses.

A proposta variará de seguradora para seguradora, pelo que deve contactar o maior número de seguradoras possível.

O preço de um seguro automóvel temporário compensa?

É preciso ter em atenção que a assinatura de um seguro de curto prazo fica a um preço considerável para o reduzido espaço de tempo que o compreende. Se os valores de um seguro temporário forem comparados ao dia em relação aos valores diários de um prémio anual, eles serão mais elevadas, mas o preço total a pagar tende a ser menor do que um seguro normal.

Como escolher um seguro automóvel temporário?

Para escolher um seguro automóvel de curto prazo deve seguir os mesmos critérios de um seguro automóvel anual. Porém, se as características do carro a utilizar temporariamente forem diferentes, recomenda-se que pondere critérios como a cobertura e que tente cortar ao máximo nas despesas do seguro