Como fazer um currículo com pouca experiência?

Com este artigo tentamos responder à pergunta: como fazer um currículo com pouca experiência? Sem experiência profissional torna-se mais difícil conseguir um emprego mas certos cargos não requerem muita experiência e existem mesmo alguns truques que podem ser adotados para enaltecer o currículo do candidato inexperiente.

Escolher um modelo simples

Alguns modelos de currículo são mais indicados do que outros para candidatos com pouca experiência profissional. Eles conferem um destaque especial às competências do candidato, disfarçando a sua falta de experiência. Pode não ser importante o número de linhas do currículo, mas é sempre preciso que este seja exemplar e que consiga chamar a atenção do recrutador.

Hierarquizar

O que é mais relevante, como o curso, deve ser colocado em primeiro lugar, num esquema de pirâmide invertida, no qual as informações menos interessantes ficam para o fim.

Integrar informação relevante

Fez voluntariado? Algum curso extra curricular? Aproveite todas as experiências pertinentes de se integrar num currículo profissional. Se esteve no estrangeiro, por exemplo, pode colocar essa informação, que pode fazer a diferença na hora de procurar um emprego que requer o domínio de línguas estrangeiras. Pense nos passatempos relevantes para o currículo.

Uma das formas de colocar a experiência profissional no currículo é quantificar o trabalho, mesmo que seja sempre o mesmo.

Ajustar o currículo à vaga

É preciso saber vender o currículo, ajustando as características pessoais e a formação à oportunidade de emprego. Canalizar as suas capacidades para o que a empresa deseja, equivale a responder às necessidades desta. Inventar capacidades técnicas não vale, mas fazer um currículo específico, destinado a uma determinada vaga sim.

Anexar documentos

O candidato pode ainda anexar uma carta de recomendação de professores ou orientadores de estágio, colocar links para um portefólio de trabalhos, fazer uma carta de apresentação, entre outros. A ideia é conferir uma imagem mais profissional ao currículo e ao candidato.

Veja como fazer o primeiro currículo passo a passo.

Fique com mais dicas para conseguir um emprego com pouca experiência.