Como fazer para dar a volta ao mundo com pouco dinheiro

Viajar pelo mundo com pouco dinheiro é o sonho de muitos. Como os sonhos foram feitos para serem realizados, o Economias deixa-lhe algumas dicas de como fazer para dar a volta ao mundo com pouco dinheiro.

Planificar a viagem

Seja de avião, carro ou transportes públicos, dar a volta ao mundo com pouco dinheiro depende de uma boa planificação. Dos locais por onde quer passar, dos dias que quer ficar em cada paragem, dos locais que quer visitar. Quem já viajou por todo o Mundo sugere, por exemplo, que se passe mais tempo em destinos mais baratos como sejam a Ásia e a América Central.

Ao planificar, pode reservar alojamento aproveitando preços mais em conta ou até promoções. Assim como definir quanto deverá gastar em deslocações entre os destinos, de forma a gerir o seu orçamento da viagem.

Se o seu espírito é mais de aventureiro de mochila às costas e sem planos definidos, gastar pouco dinheiro vai implicar que procure as melhores oportunidades nos locais onde parar.

Meios de transporte

Utilize apenas o avião como meio de transporte para as viagens que não pode fazer de outra forma. E, sempre que possível, aproveitando os preços das companhias low-cost.

Substitua as viagens de avião pelo comboio, autocarros ou metro. Além de mais barato, permite-lhe conhecer melhor os locais e as pessoas.

Pode também alugar uma autocaravana, poupando a três níveis: no transporte, em alojamento e até em refeições que pode confecionar.

Mais barato ainda é andar de bicicleta, uma opção também bastante procurada por quem sai à aventura pelo Mundo.

Alojamento

Os hotéis são a opção menos aconselhada para quem tem pouco dinheiro para viajar. Se poupar no alojamento, terá mais dinheiro disponível para explorar os destinos escolhidos. As alternativas mais económicas passam pelos hostels, aluguer de apartamentos (se procurar bem e com antecedência) ou até a partilha de alojamento designada couchsurfing.

Definir as rotas

O plano de uma viagem de volta ao Mundo é muito pessoal e até pode sofrer alterações durante a mesma. Mas quando existe a limitação do dinheiro, há sites na internet com diversas propostas para este tipo de viagens. Eis alguns onde pode fazer contas e definir uma rota à medida do seu bolso:

Trabalhar

Pode juntar o útil ao agradável. Pode trabalhar e viajar ao mesmo tempo, ganhando a vida em viagem. Conheça as formas de o fazer.