Como fazer o seguro do recheio da casa

A sua habitação está segura, mas os seus bens não? Então veja como fazer o seguro do recheio da casa para se acautelar perante um imprevisto.

Nunca se sabe quando um acidente ou um assalto lhe podem bater à porta. A qualquer momento, pode ver os seus bens destruídos ou mesmo roubados. Para acautelar que não tem o prejuízo total, pode fazer um seguro do recheio da casa. Como?

Avaliar os bens com rigor

O mais importante de tudo é ser rigoroso no cálculo do valor dos bens, não indicando à seguradora montantes acima ou abaixo do valor real. Em qualquer das circunstâncias, poderá perder dinheiro. Se indicar um valor acima do real, vai pagar mais pela apólice. Se indicar um valor inferior ao que valem os seus bens, ficará a perder com uma indemnização que é sempre calculada proporcionalmente a esses montantes.

Calcular o custo da substituição

Faça uma listagem de tudo o que tem em casa que quer ver coberto pelo seguro. Pode incluir mobiliário e eletrodomésticos, mas também a roupa, loiça e até discos e filmes. Certamente já não se recordará do valor de cada um desses objetos. Mas veja quanto teria de gastar para os substituir em caso de perda ou destruição. Ao que custam hoje, novos, acrescente 10%. É uma margem se segurança no caso de ser alvo de uma má avaliação em caso de sinistro.

Saiba ainda que, tendo em conta os aumentos dos preços ao longo do tempo, é feita uma atualização automática do capital seguro, anualmente, em função da taxa de inflação.

Discriminar bens especiais

Outra dica para não ficar a perder dinheiro com um seguro do recheio da casa está relacionada com os chamados bens especiais. Aqui se encaixam as obras de arte, antiguidades e joias, armas e coleções, assim como casacos de peles, computadores e aparelhos de som e imagem.

Se é o seu caso, não se esqueça de discriminar estes bens especiais separadamente. Quanto ao valor deles, não calcule o total, mas mencione os valores individuais. Caso não o faça, a seguradora não lhe pagará mais de 1500€ euros por objeto, mesmo que valha mais do que isso.

Prepare-se ainda para um prémio de seguro agravado em 10% ou 20% se o valor desses bens especiais ultrapassar 30% do recheio total coberto pelo seguro.

Se já fez todas as contas e quer saber quanto pagaria pelo seguro do recheio da casa, faça uma simulação do seguro da habitação.

Mesmo com seguro, a prevenção continua a ser o melhor remédio. Por isso, siga os nossos conselhos para ir de férias descansado e prevenir roubos.