Como fazer o primeiro currículo

Fazer o primeiro currículo para o primeiro emprego não é assim tão complicado como possa imaginar. Siga as seguintes indicações de como fazer o primeiro currículo passo a passo, sem complicações.

1. Organizar a informação

Em primeiro lugar tem de fazer um levantamento de toda a informação importante para colocar no currículo. Isso implica anotar os dados sobre a educação (por datas) e a experiência profissional, seja ela constituída por trabalhos temporários ou por trabalhos voluntários.

Não se esqueça também das atividades extracurriculares relevantes para uma candidatura, sobretudo de atividades que envolvam trabalho de equipa ou liderança.

Escolha uma fotografia profissional para o currículo.

Reúna os dados pessoais como o telefone, a morada e o email profissional.

Enumere os seus conhecimentos informáticos, os idiomas dominados e as suas competências.

3. Escolher um modelo

Escolha um modelo de currículo que seja mais recomendado para quem tem pouca experiência profissional ou faça o seu próprio modelo. Apresentar um currículo original tem sempre mais impacto junto do recrutador.

Monte toda a informação previamente recolhida neste seu primeiro currículo.

4. Resumir a informação

Como um recrutador não gasta mais do que alguns segundos a ler um currículo, convém resumir toda a informação relevante em três ou quatro pontos por cargo/posição, e não ultrapassar uma página de currículo.

5. Sublinhar as conquistas

Mesmo que lhe pareçam poucas, destaque as principais conquistas do currículo. As conquistas atléticas podem passar a ideia de competitividade ou de trabalho em equipa, tal como o trabalho voluntário.

Utilize palavras de ação, como verbos, e que enfatizem as conquistas pessoais. Em vez de "responsável por fazer" diga, por exemplo, "fez".

6. Rever todo o currículo

Reveja linha por linha e palavra a palavra o seu currículo. Não confie no corretor ortográfico. Um currículo é um exemplo do seu trabalho, pelo que qualquer erro pode ser fatal. Pode pedir a um amigo para ler e avaliar o seu currículo. Depois de ter a certeza que está tudo bem é que deve começar a enviar o seu currículo.

Fique com 5 dicas para conseguir o primeiro emprego.