A internet não é só lazer. Saiba como fazer marketing nas redes sociais e tirar proveito da sua lista de contactos. Se os amigos e os clientes estão nas redes sociais, a sua empresa também terá que estar.

No computador ou no telemóvel, o quotidiano já está marcado pelo acesso às redes sociais. Seja o Facebook, o Twitter, o LinkedIn ou outras, aprenda a fazer marketing a partir deste meio para benefício do seu negócio.

Estratégia de marketing nas redes sociais

Definir objetivos

Não é por publicar tudo em todas as redes que a sua empresa vai vender mais. A estratégia dessa presença deve ser pensada e estruturada com base nos objetivos definidos. A nível quantitativo e qualitativo.

Escolher a plataforma

Definidas as metas, escolha a plataforma que melhor se adequa à sua concretização. Além do Facebook, do Twitter e do LinkedIn, tem por exemplo o Pinterest ou o Instagram se o seu negócio se centrar na imagem.

Estruturar os conteúdos

O sucesso do marketing nas redes sociais está intrinsecamente ligado ao conteúdo que lá publica. Defina as categorias e o tipo de conteúdo. Podem ser dicas, notícias, ligações ao site ou ao seu blog, vídeos ou infografias. Não se esqueça que o tipo de conteúdo depende da rede social onde o coloca.

Na escolha do conteúdo a publicar tenha em especial atenção os interesses do seu público-alvo. Leia primeiro o que publicam e entra nas discussões para auscultar o que mais valorizam.

Estabelecer a frequência

Publicar conteúdos em catadupa ou apenas uma vez por mês? Não há uma frequência ideal de publicações. Depende da empresa, do produto ou serviço que vende, do tipo de conteúdo e da rede social em causa. Mas, acima de tudo, depende dos objetivos traçados. Crie um plano para essas publicações.

Seguindo esta estratégia de marketing nas redes sociais terá maiores probabilidades de conseguir que os seus contactos partilhem aquilo que publica. E assim alarga o seu leque de potenciais clientes. E ainda pode complementar com uma estratégia de marketing por email.