Como Falar de Si Próprio Numa Entrevista de Emprego

Ser recrutado para uma empresa também depende de como falar de si próprio numa entrevista de emprego. Por isso, há que treinar o discurso para uma das mais comuns perguntas colocadas a candidatos.

Se chega a uma entrevista de emprego e a primeira coisa que o recrutador lhe pede é que fale sobre si, como reage? Alguns podem reagir com espanto. Outros responderão prontamente se seguirem estes conselhos.

Construa um discurso sobre si

Porque a qualquer momento pode ser questionado sobre isso, construa um discurso sobre si. Algo que demonstre quem é, o que faz, o que lhe interessa fazer e de que forma pode ajudar o recrutador. Durante dois a três minutos.

Tratando-se de uma pergunta aberta e cuja resposta não deve ser breve mas sim gerar discussão, aproveite a oportunidade para realçar os principais momentos da sua vida. Destaque os obstáculos que encontrou e como os conseguiu ultrapassar, demonstrando capacidade de decisão e planeamento.

Além de ter esse discurso preparado, treiná-lo é a melhor estratégia para falar de si próprio numa entrevista de emprego.

Adapte à audiência

O seu percurso e aquilo que o define não mudam consoante o cargo a que se candidata. Mas sendo o conteúdo o mesmo deve adaptá-lo ao recrutador, escolhendo entre uma abordagem formal ou informal. Para isso, é essencial que conheça bem a audiência, devendo pesquisar sobre a pessoa com quem vai falar e sobre a cultura empresarial da entidade que está a recrutar.

Discurso a evitar

Por norma, seja qual for a empresa, há aspetos que todo o candidato deve evitar mencionar quando questionado para falar sobre si próprio. As informações pessoais devem ser colocadas de parte, assim como tudo o que estiver relacionado com a família. Por exemplo, falar dos filhos ou do estado matrimonial.

Questões políticas ou de religião são também de evitar neste momento da entrevista de emprego. Por se tratar de questões controversas, opiniões divergentes das do recrutador poderão de alguma forma influenciar a sua avaliação.

Antes de ir para uma entrevista, veja ainda o que deve pesquisar sobre a empresa e saiba como poderá falar dos seus pontos fortes e fracos.