Para evitar problemas ao preencher o IRS deve ter alguns cuidados. Mesmo sem querer pode estar a cometer erros no preenchimento do IRS.

Testar senha

Se preencher o IRS online tem de ter o cuidado de entrar no Portal das Finanças com vários dias de antecedência. Pode dar-se o caso da password pessoal não funcionar.

Veja como recuperar a senha das finanças.

Reunir papéis

Antes de colocar as mãos à obra convém reunir toda a papelada para o preenchimento do IRS, como os comprovativos de rendimentos recebidos e pagos durante o ano, nas várias áreas elegíveis para o IRS.

Cumprir prazos

Respeitar os prazos de entrega do IRS permite fugir ao pagamento de multa por atraso no IRS. Tenha atenção porém que nem toda a gente precisa de entregar o IRS. Consulte:

Usar ajudas

Enquanto preenche o IRS online pode usar as ajudas disponibilizadas no site ou em sites externos como o IRS sem custos, da DECO Proteste. Se faz a entrega do IRS em papel pode recorrer a contabilistas, amigos entendidos ou mesmo a empresas que fazem o IRS.

Validar e simular

Antes de entregar a declaração de IRS online (de clicar em “submeter”) deve validar todos os dados inseridos (opção “validar”) e escolher a opção “simular” para ter uma noção do valor a pagar de IRS (e não ter nenhuma surpresa desagradável). Até ao final do prazo de entrega do IRS pode entregar uma declaração corretiva da primeira sem custos.