Por: João Paulo Moura

Como Evitar Burlas na Compra e Venda de Automóveis

Para evitar ser burlado na compra ou venda de carros deve ter alguns cuidados. E como todo o cuidado é pouco, gaste três minutos a ler e a interiorizar estas dicas de segurança na compra e venda de automóveis.

Levar companhia

Em primeiro lugar evite fazer o negócio sozinho. Leve consigo um mecânico para verificar o estado do carro ou um amigo de confiança para lhe fazer companhia. Este amigo pode até filmar o vendedor/comprador subtilmente com o telemóvel para o caso de estar na presença de um burlão e de ser necessário identificar o mesmo na polícia.

Faça perguntas pertinentes sobre o veículo.

Duas visitas

Não tenha pressas. Faça o negócio em duas visitas. Primeiro verifique ou mostre o veículo. Noutra altura concretize ou não o negócio.

Receber em dinheiro

Uma das fraudes na compra e venda de carros é a do cheque roubado. Para evitar ser burlada, a pessoa deve ter a certeza de que a transferência é efetivamente realizada, com o montante somado no seu saldo disponível. O ideal é sempre receber em dinheiro e ainda assim ter o cuidado de verificar se o dinheiro não é falso.

Não entregar documentos

Não entregue documentos pessoais à outra pessoa envolvido no negócio. Prefira marcar um dia e uma hora para se fazer a transferência de propriedade do veículo em conjunto.

Guardar dados

Não forneça igualmente dados pessoais como o NIB sem ter primeiro conhecido a pessoa. O seu NIB pode ser utilizado para a constituição de débitos diretos não autorizados.

Receber dinheiro primeiro

Deve receber o dinheiro antes de entregar o automóvel ou mudar o registo de propriedade deste.

Verificar historial do automóvel

Vá a uma loja do cidadão ou conservatória automóvel com a matrícula do veículo em que está interessado para saber o historial do automóvel e descobrir se o vendedor está a esconder algo sobre ele.

Verificar seguro

Também pode conferir online seguro pela matrícula para ficar a par do historial de seguros do carro e descobrir possíveis incongruências com o registo de proprietários mencionado pelo vendedor.

Saiba onde denunciar fraudes na internet.