Como Evitar as Armadilhas do Cartão de Crédito

Um cartão de crédito traz várias vantagens mas é preciso prestar atenção às armadilhas que o uso abusivo deste pode colocar.

Usar com prudência

A maior armadilha do cartão de crédito em que o cliente pode tropeçar é a compra por impulso, que pode levar ao endividamento do portador do cartão. Tente fazer um uso ajuizado do cartão de crédito, comprando com o cartão apenas quando necessário.

Pagar a totalidade

A média das taxas de juro dos cartões de crédito é superior a outros meios de financiamento, pelo que deve evitar pagar os seus juros. Procure pagar sempre o valor na sua totalidade, fugindo ao pagamento por parcelas.

Programar pagamentos

Tente descobrir junto do seu banco ou pelo extrato bancário a data do pagamento do uso do cartão de crédito. Se pagar até à data de entrada do ordenado, estará a fazer um bom uso do cartão.

Conheça a melhor data para fazer compras com o cartão de crédito.

Verificar o extrato

Verifique com regularidade o extrato da sua conta bancária para estar atento ao uso do cartão de crédito. Controle os gastos e evite que terceiros utilizem o cartão indevidamente.

Constate os principais cuidados a ter com o cartão de crédito.

Comprar com segurança

Nunca perca de vista o seu cartão de crédito, nem faculte os seus dados por e-mail. Tente ter alguns cuidados quando comprar online com o cartão de crédito. Apesar de comprar online ser uma forma de poupar com o cartão de crédito, é preciso ter cuidado com a segurança dos dados do cartão.