Como Estabelecer Parcerias de Sucesso

Tome nota destas dicas de como criar parcerias estratégicas entre empresas. A importância de estabelecer parcerias torna-se cada vez maior no mundo dos negócios.

Planear

Pense nas empresas ou pessoas que partilham objetivos, públicos e valores semelhantes aos seus. Identifique as necessidades que quer colmatar com a criação de uma parceria e quem poderá ajudar a responder a essas necessidades. No exercício inverso, pense naqueles em que pode ajudar com os seus pontos fortes. Depois de estabelecer os objetivos para a parceria e de escolher os parceiros mais adequados, grande parte do trabalho ficou já para trás.

Contribuir

Se quer receber também tem de dar. Pense nas formas em como pode ajudar os outros. Como criar parcerias de sucesso passa obrigatoriamente por estabelecer uma ponte com benefícios para ambas as partes. Neste ponto pode recorrer a uma análise SWOT.

Vantagens

Aponte as vantagens da parceria para si e para a outra parte. Será mais fácil e célere criar uma parceria forte se existirem vantagens concretas de parte a parte.

Protocolo

Estipule um protocolo com os pontos essenciais da parceria. Devem constar claramente deste protocolo os meios e responsabilidades de cada parte no cumprimento da parceria.

Diversificar

Tenho o cuidado de não depender em demasia de uma ou mais parcerias, pois em caso de falha da outra parte o seu negócio sente imediatamente as consequências. Aproveite a parceria para aprender e desenvolver os seus próprios meios.

Comunicar

Reveja os resultados da parceria e descubra onde e como a melhorar. Mantenha sempre os canais de comunicação abertos para não colocar a parceria em risco. Cumpra o prometido, assim como mantenha a honestidade e a ética em todos os seus atos, para obter o mesmo da outra parte.