Por: João Paulo Moura

Como Escolher um Seguro de Viagem

Um seguro de viagem serve para garantir a segurança do viajante, impedindo que uma viagem de sonho se torne numa viagem de pesadelo. Fazer um seguro de viagem internacional é uma preocupação que tem ganho cada vez mais adeptos. 

Como funciona?

Este tipo de seguro assegura a compensação do viajante em casos de perda de bagagem, extravio, roubo ou acidentes, mas a sua cobertura é variada: 

  • responsabilidade civil, 
  • acidentes pessoais em viagem;
  • assistência em viagem 
  • bagagem;
  • cancelamento de viagem e atrasos;
  • ski e desportos de risco.

Como escolher?

A oferta de seguros de viagem é vasta, como acontece tradicionalmente no ramo dos seguros. Antes de escolher e fazer um seguro de viagens há que considerar alguns aspetos importantes.

Comparar subscrições

Pode até dar-se o caso de já possuir uma cobertura para o mesmo efeito, pelo que deve averiguar os seguros que já possui. Um seguro de acidentes pessoais, por exemplo, deve ter já garantida uma cobertura de acidentes, tal como um seguro automóvel pode cobrir já a assistência em viagem e tal como a compra de bilhetes de avião com cartões de crédito pode oferecer já valências como a assistência médica e jurídica, o cancelamento da viagem, extravio de bagagem ou indemnização em caso de morte ou de invalidez.

Se adquirir um pacote turístico numa agência de viagem, esta inclui já um seguro de viagem.

Comparar ofertas

Como em todos os tipos de seguros, é importante conhecer a oferta existente no mercado e comparar os produtos, sem perder de vista as reais necessidades e as possibilidades financeiras. Faça simulações de seguros nos sites, sempre que disponíveis. 

Pensar no risco

A relevância da viagem é um dos pontos a considerar. Quanto maior for o risco e a importância da viagem, maior deverá ser também a cobertura a contratar no seguro. Deve ter em consideração o meio de transporte, a deslocação, o alojamento, a segurança e os serviços de saúde, por exemplo.  

Por falar em viagens, veja como poupar na sua próxima viagem.