Como Escolher um Bom Coach Para Si

Como escolher um coach é algo que depende dos seus próprios objetivos. Mas também se procura ajuda a nível pessoal ou como empresário. Para qualquer destes casos, deixamos-lhe alguns critérios de escolha. Lembre-se que um coach é uma das pessoas que podem melhorar a sua carreira profissional.

O coaching continua a ganhar adeptos e, proporcionalmente, mais profissionais certificados. Qual escolher não é uma tarefa fácil para quem vai estrear-se nesta área, mas estas dicas poderão ajudar.

Requisitos para a escolha do coach

Certificação

A certificação deve ser o primeiro requisito da escolha. Pode começar por informar-se acerca dos profissionais de coaching certificados recorrendo ao site da Federação Internacional de Coaching. Pode também consultar a lista de profissionais da International Coaching Federation Portugal, onde encontrará os contatos de cada coach.

A partir daí, a escolha depende do objetivo pessoal, se procura life coaching, ou profissional, se pretende o coaching executivo.

Alguém em quem confie

Para que a metodologia que escolheu seja bem sucedida, é primordial que o seu coach de eleição seja uma pessoa com quem se relacione facilmente e que daí resulte uma relação de confiança.

Área em que trabalha

A formação e a certificação permite-lhes trabalhar nas mais diversas áreas, mas há coaches que pelo seu trabalho se vão especializando em áreas mais específicas, podendo estar mais direcionados para os seus objetivos.

Experiência em coaching

Tente saber há quanto tempo exerce, número de clientes que já teve e com que tipo de situações tem trabalhado.

Como conduz o processo

Informe-se acerca do número de sessões que o coach habitualmente realiza, como as conduz e com que frequência.

Porque o coach não vai fazer por si, mas facilitar o seu desenvolvimento, ajudá-lo a encontrar o seu caminho e a alcançar as metas que definem em conjunto, é importante que seja alguém que saiba ouvir e fazer perguntas e que esteja disponível para o entender num ambiente de tranquilidade.