Como Escolher Nomes Para Empresas

Escolher um nome para uma empresa exige algum tempo e esforço, pois é uma decisão fulcral que pode ajudar na construção de um negócio. Para encontrar um bom nome para a sua empresa, deixamos ficar algumas dicas.

7 dicas para encontrar um nome para a sua empresa

  • Invista na criação da marca. Pesquise se existem outras marcas ou ideias no mercado que sejam semelhantes. A criação do nome deve fundamentar-se no posicionamento de marketing da empresa e o nome nunca deverá ser igual a um já existente. Algumas pesquisas no Google AdWords com o nome que pretende utilizar, podem dar-lhe indícios sobre a concorrência.
  • O nome deve soar bem. Jogue com palavras que comecem com a mesma consoante (Coca-Cola por exemplo), ou com letras que soem bem ao ouvido. Esqueça o significado por um momento (sabe o que significa Adidas?) e cinja-se a uma boa sonoridade. A ideia é que o nome passe de boca em boca, então escolha um nome fácil de pronunciar.
  • O nome deve ser curto. Para ficar na memória das pessoas e se tornar fácil assimilar a mensagem da empresa, opte por um nome curto para a sua empresa.
  • Não escolha um nome comum. Casa da Moda pode parecer um bom nome, mas não garante exclusividade. Uma pesquisa no Google garante milhares de resultados iguais à sua empresa.
  • Fuja a nomes regionais. O ideal é expandir o negócio o máximo possível, e não limitá-lo a uma região.
  • Tenha cuidado com as iniciais. As iniciais devem significar algo que seja conhecido pelo público.
  • Encontre um nome que transmita um benefício. Se as pessoas perceberem qual o seu negócio mal ouçam o nome da sua empresa, estará a passar uma imagem prestável e profissional para a sua empresa.

Teste

Já encontrou um nome para a sua empresa? Submeta esse nome ao teste Sorria e Separe. O nome deve ser:

  • Simples - de conceito evidente
  • Original - sem registo de homónimos
  • Revelador – facilmente assimilado pelo cliente
  • Reação – deve provocar entusiasmo
  • Instintivo - lembrar o meio em que está inserido
  • Aparente - criar uma imagem mental.

Por outro lado, deve desistir dele se este:

  • Soletrar – se for necessário soletrar às pessoas como se escreve
  • Especializado – se for apenas compreensível por profissionais da área
  • Pronúncia complicada - se depende de pontuação ou de caracteres especiais
  • Apelativo – se possui significados ocultos
  • Randómico – se for aleatório, desligado da marca
  • Enjoado – se for insípido.