Como enfrentar um mau patrão

Veja como pode enfrentar um mau patrão sem colocar em causa o seu posto de trabalho. Quando o ambiente não é o melhor, há que utilizar algumas estratégias para que isso não afete o seu desempenho.

Quem trabalha sabe que não é assim tão raro encontrar um mau chefe ou um mau patrão. Pode até nem o ser constantemente, mas há momentos em que quem manda demonstra não o fazer da melhor forma, gerando desmotivação entre os colaboradores. Eis algumas sugestões de como pode enfrentar um mau patrão.

1. Mantenha sempre a calma

Manter a calma é essencial para um relacionamento com um mau patrão. Criar conflitos só iria agravar a situação e prejudicar o trabalho. Escute-o, deixe que se acalme e, depois da gritaria e da discussão, explique o seu ponto de vista. Se o patrão lhe pede algo impossível ou absurdo, em vez de o contrapor repita o pedido para que perceba que errou.

Saiba o que fazer quando o patrão gritar consigo.

2. Comunique com o patrão por escrito

E se o mau patrão é mesmo do género nervoso e conflituoso, prefira a comunicação por escrito. Seja para fazer pedidos ou propostas ou para comunicar alguma situação relacionada com a empresa. Ao preferir a escrita em detrimento da oralidade não só estará a evitar discussões desnecessárias como também a acautelar-se caso algo corra mal e o patrão volte atrás no que lhe disse.

mulher-com-portatil-e-maos-na-cabeca-570

3. Mantenha a discrição

Se se apercebe que o mau patrão apenas o evidencia quando está consigo, mantenha essa privacidade. Não enfrente a chefia em público nem comente a existência do conflito com os colegas. Isso só iria conduzir a comentários, muitas vezes deturpados, e agravar a relação conflituosa.

4. Seja profissional a todo o momento

Por muito mau que seja o seu patrão, se precisa e quer mesmo manter o seu posto de trabalho, mantenha o profissionalismo e não deixe que as questões pessoais interfiram. Use sempre um tom neutro nas conversas, evitando reclamar da entidade patronal. Pelo contrário, proponha mudanças, apresente soluções, mostre que é capaz de antecipar problemas.

Veja ainda outras 6 coisas a fazer se tem um mau patrão.