Como encontrar significado no trabalho e trabalhar feliz

Como encontrar significado no trabalho e trabalhar com um sorriso no rosto é algo que não tem uma receita única. Depende do conceito de felicidade de cada um e do que procura no emprego. Mas há formas de o ajudar a caminhar nesse sentido.

“Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas”. A frase é de Albert Einstein, não é de agora, mas está sempre atual. E pode aplicar-se a esta busca da felicidade no trabalho. A melhor forma de ser feliz com aquilo que se faz profissionalmente é ter um objetivo muito bem definido. Que não dependa de algo material nem dos outros, apenas do que é o seu desígnio pessoal.

1. Melhorar o contexto de trabalho

Ainda que se trabalhe com o propósito de ganhar dinheiro, deve sentir-se feliz e realizado com o que faz. Para que não seja pura obrigação. Se a sua tarefa lhe parece monótona ou enfadonha, porque não investir no contexto em que a realiza? Se o local de trabalho o permitir, mude a decoração à sua volta ou coloque música de fundo que o ajude a descontrair para trabalhar feliz.

2. Aprender com as críticas

Se a sua felicidade no trabalho tem sido limitada pelas críticas, interprete-as pela positiva. Não as veja como desprezo, mas como uma forma de melhorar. Até pode ser o click de que precisava para dar um pouco mais de si, para mostrar as suas reais capacidades ou procurar novas competências para o fazer.

Fazer melhor também pode estar relacionado com a concorrência entre colegas. Concorrência, num sentido positivo, pode dar mais significado ao seu trabalho. A vontade de fazer a cada dia melhor e melhor que os seus colegas pode torna-lo mais feliz no emprego. Desde que não leve esse comportamento ao limite de criar conflitos.

3. Pedir feedback

Para muitas pessoas, o significado do trabalho e a satisfação pelo que fazem estão diretamente relacionadas com o cumprimento dos objetivos definidos. E não só em termos quantitativos. Há quem precise de um incentivo, de receber da empresa algum feedback das tarefas realizadas. Se não é comum no seu local de trabalho, solicite esse feedback.

Além destas estratégias que passam, sobretudo, pelo comportamento no emprego, há outras coisas que pode fazer para se sentir feliz no trabalho.