Como Encontrar o Trabalho Ideal

Achar o trabalho ideal é uma tarefa que requer planeamento e tempo. Para encontrar o trabalho perfeito para si, ou pelo menos o trabalho ideal, há que fazer em primeiro lugar um exercício de autoavaliação.

Gostos pessoais

Conhecer os outros é útil mas conhecer a si próprio é mais importante. Encontrar um caminho certo na vida e o que se quer fazer a seguir não é fácil, sobretudo quando não se conhecem os próprios caminhos interiores a percorrer.

Para encontrar o trabalho ideal é necessário descobrir o que é se ama na vida, aquilo que traz motivação e satisfação pessoal e que nunca se tornará cansativo de se fazer.

Tarefas preferidas

É essencial aliar o gosto com as aptidões: o gosto tem de casar com o jeito. Regra geral, quem gosta do que faz, faz quase sempre bem. Nesta fase pode-se fazer uma lista das áreas e das tarefas de que se gosta de fazer. Se gosta de literatura, por exemplo, a pessoa pode tentar ser escritora, ser tradutora, editora ou trabalhar numa livraria, entre outras hipóteses. Aponte todas as hipóteses do seu gosto.

Pessoas de perfil semelhante

A componente humana é importante no trabalho perfeito ou ideal. Existem muitas pessoas pelo mundo fora com gostos e talentos semelhantes aos seus. Trabalhar junto destas pessoas é um estímulo extra. Identifique estas pessoas e estimule o seu networking.

Cultura da empresa

Faça uma listas das empresas com as quais se identifica. Para além das pessoas, é fundamental trabalhar numa empresa com a qual o trabalhador se identifique. Não adianta nada estar num trabalho cobiçado se o perfil não se enquadra nele. Tente descobrir se os valores e a cultura da empresa combinam consigo. Siga estas empresas, conheça as suas pessoas e faça as suas candidaturas espontâneas.

Mentor

Se encontrou alguém com a vida profissional que deseja para si, pode tentar seguir o seu exemplo. Aprender com o sucesso dos outros, os que realmente conseguiram, pode ser-lhe muito útil.

Formação

Talvez lhe falte educação na área do seu gosto. Neste caso deve apostar em formação na área, para aumentar as hipóteses de contratação. Além da atualização de conhecimentos ou da especialização, em certas situações pode mesmo ser necessário mudar de carreira.

Pode demorar meses como pode demorar anos ou décadas a encontrar o trabalho ideal. O segredo para o achar é simplesmente ser persistente.