Para escolher o candidato ideal para a empresa deve procurar as características corretas num candidato e estruturar o processo de recrutamento. Estes cuidados consomem tempo mas compensam: não se esqueça que existem graves consequências numa má contratação.

1. Pensar no cargo e ser específico no anúncio de emprego

Em primeiro lugar reflita no que é necessário para o desempenho do cargo. Aponte algumas características que acha essenciais para executar o trabalho em questão. Os recrutadores valorizam determinadas características num candidato. Pode colocar até estas características desejadas no anúncio de emprego. Confira como escrever um anúncio de emprego.

2. Pensar nas perguntas certas a fazer

Depois de saber o que procura torna-se mais fácil saber o que perguntar. Anote perguntas para fazer a todos os candidatos que lhe permitam conhecer melhor os candidatos relativamente a estes pontos essenciais para o cargo. Espreite perguntas que devia fazer numa entrevista se é empregador.

3. Fazer uma tabela de comparação e de avaliação

Pode fazer uma tabela para usar em todos os candidatos com aquilo que acha importante para a vaga. Faça campos como as qualificações, as soft skills e as hard skills. Com os currículos na mão, e durante a entrevista, coloque vistos nesta tabela. Quem tiver mais vistos pertencerá ao grupo dos candidatos à partida mais indicados para o trabalho.

4. Tirar muitas notas

Durante as entrevistas tome notas sobre as respostas dos candidatos e faça perguntas mais detalhadas aos candidatos que lhe inspiram mais confiança. Estas notas podem ser importantes para decidir entre candidaturas semelhantes.

5. Fazer uma entrevista de eliminação

Se necessário faça uma segunda entrevista de emprego para ter a certeza que está a contratar a pessoa certa. Faça perguntas técnicas ou perguntas mais específicas, de comparação entre candidatos.