Veja como emitir recibos de renda eletrónicos no Portal das Finanças, no caso de ser obrigado a passar recibos de renda eletrónicos.

Emitir recibos de renda eletrónicos online

A emissão do recibo de renda eletrónico é feita a partir do Portal das Finanças, com os dados de acesso a esta plataforma. Quem não tem ainda acesso ao site tem de pedir uma senha associada ao Número de Identificação Fiscal (NIF) para aceder aos serviços. No espaço de aproximadamente 5 dias úteis, recebe-a na caixa de correio.

Para emitir recibos de renda eletrónicos de renda online deve:

  • Aceder ao Portal das Finanças.
  • Iniciar sessão com os seus dados pessoais de acesso e escolher as opções: "Serviços tributários" > "Cidadãos" > "Entregar" > "Arrendamento" > "Emitir recibos de renda".
  • Selecionar o contrato para o qual se deseja emitir recibo de renda eletrónico, se já fez a comunicação do contrato de arrendamento no Portal das Finanças.
  • Identificar os Elementos Mínimos de Contrato, se ainda não procedeu à comunicação do contrato de arrendamento no Portal das Finanças. Terá de clicar em “Adicionar outro contrato” e colocar os dados necessários. Depois de gravar estes elementos pode escolher o contrato na página inicial para realizar a emissão do recibo de renda eletrónico.

Em caso de dúvidas leia as instruções de preenchimento dos recibos de renda eletrónicos do Portal das Finanças.

Notas importantes