Para eliminar todas as dívidas sem cortar radicalmente na qualidade de vida, é necessário ter disciplina e motivação. Se quer acabar com todas as dívidas acumuladas está na hora de arregaçar as mangas e colocar as mãos à obra.

Ter um segundo trabalho

Para acabar com a dívida rapidamente deve aumentar os seus rendimentos. Não cortará diretamente na qualidade de vida mas sim no tempo livre que tem para desfrutar de todos os prazeres da vida. A forma mais usada para se aumentar os rendimentos é ter um trabalho extra, a tempo parcial, que possa ser conjugado com o trabalho principal.

Vender o que não é preciso

Caso não consiga arranjar um segundo emprego ou não tenha essa disponibilidade, pode sempre vender o que já não usa, desde roupa de marca a eletrodomésticos. Fique com exemplos de coisas a vender online.

Encontrar um passatempo lucrativo

Explorar os passatempos pode ser lucrativo, sobretudo se for um especialista numa dada área. Escolha uma ou mais formas de ganhar dinheiro sem um trabalho para desenvolver nos seus tempos livres.

Fazer um orçamento

Faça um orçamento familiar e descubra o ralo por onde o dinheiro escoa. Algumas despesas parecem invisíveis mas secam a sua carteira rapidamente.

Identifique as despesas a eliminar e se precisar de incentivo siga estas dicas para cortar nas despesas mensais sem viver pior.

Pagar as taxas mais altas

Comece por pagar as taxas mais altas. Alivie o maior fardo das suas dívidas. Esta é uma das formas de pagar as dívidas.

Conjugar serviços

Preste atenção às suas assinaturas. Conjugue-as. Pode estar a pagar por serviços repetidos, como as comunicações e as coberturas dos seguros.

Se unir todos estes esforços, eliminar a dívida será apenas uma questão de tempo.