Eis como economizar no uso do ar condicionado. O ar condicionado não tem de ser necessariamente uma despesa considerável no verão.

Termóstato

Se o aparelho de ar condicionado não possuir um termóstato, compre e instale um. Ter um regulador de temperatura é essencial para poupar no uso do ar condicionado: a variação de um grau aumenta o consumo de energia até 8%.

Temperatura automática

Utilize todos os recursos do seu aparelho. Se este tiver uma função de temperatura automática, ative a mesma para melhor eficiência.

Ligar e desligar

Se vai deixar o local por pouco tempo não necessita de desligar o ar condicionado. Se vai sair por muito tempo, sim, desligue-o, da corrente inclusive. Desligue-o com antecedência, cerca de meia hora antes de sair, pois a frescura vai-se manter.

Desligue também os outros aparelhos (como computadores e candeeiros) pois ajudam ao aumento da temperatura do ambiente.

Longe do calor e perto do ar

Afaste o termóstato e o aparelho de ar condicionado de uma fonte de calor. Não o deixe apanhar luz solar direta e não o obstrua. Ele deve ter sim uma boa circulação de ar.

Limpar aparelho

Outra forma de economizar energia no uso do ar condicionado é proceder à sua manutenção. Limpe constantemente as entradas, as saídas e os filtros do ar condicionado.

Fechar portas e janelas

Usando o ar condicionado, convém fechar as portas e as janelas (sobretudo nas horas de maior calor) e evitar abrir as mesmas desnecessariamente. Quando obstruído, o aparelho trabalha e consome mais.

Além destas formas de poupar no ar condicionado, veja os truques para manter a frescura no verão e para poupar no aquecimento no verão.