Saiba como economizar dinheiro em viagens para poder continuar a explorar o mundo. Poupar não é obrigatoriamente sinónimo de ficar em casa. É possível continuar a viajar, gastando bem menos.

Desde a escolha do destino à forma de se deslocar, passando pelos locais que visita ou onde faz as refeições. São muitas as formas de poupar uns euros em viagens, sem ter que abdicar delas.

1. Procurar promoções de última hora

Se quer sair de casa sem ter um destino de eleição, então aproveite as promoções de última hora das agências de viagem. Normalmente, são preços bem apelativos para completar a lotação de voos ou hotéis. Basta ter as férias marcadas e estar disponível para viajar no dia seguinte e partir à aventura.

2. Viajar por perto

Viajar e fazer férias não implicam obrigatoriamente sair do país. Certamente ainda tem muito para descobrir em seu redor, podendo trocar viagens de avião por aventuras de comboio ou até de carro e conhecer melhor o que o rodeia. E ainda economizar mais se juntar um grupo de amigos para dividirem as despesas.

3. Trocar as milhas acumuladas

Se tem um daqueles cartões de crédito em que acumula milhas por cada compra que faz, não desperdice a oferta, até porque tem um prazo limitado para as usar. Veja em que companhias pode trocar as milhas por viagens e decida a partir daí o seu destino. Ao economizar no avião já fica com mais euros de parte para as restantes despesas.

E se ainda não tem um cartão de crédito que lhe permita acumular milhas, conheça alguns cartões de crédito que dão milhas aéreas e pense nisso até à próxima viagem.

4. Utilizar comparadores de preços

Se pensa viajar de avião deve utilizar sites comparadores de preços de viagens. Nestes sites encontra os voos mais baratos, para além de ter as opções dos hotéis e do aluguer de automóvel.

5. Colocar um limite para as lembranças

Se é daqueles turistas que gosta de oferecer aos mais próximos recordações dos locais por onde passa, faça as contas primeiro. Veja quanto vai gastar no essencial da viagem e estabeleça um teto máximo para essas compras. Para economizar ainda mais a este nível, vá comprando as lembranças ao longo da estadia. Se deixar para o dia do regresso sem tempo para escolher e comparar preços, corre o risco de gastar mais.

6. Aproveitar as entradas gratuitas

São raros os locais de interesse turístico de entrada gratuita, assim como os museus ou galerias. Mas, por vezes, têm um dia da semana ou um horário com entrada livre. Pesquise nos sites antes de viajar e assim poderá fazer uma gestão económica da agenda de visitas.