Saiba como dividir as contas da casa entre amigos ou entre o casal. O dinheiro pode ser um motivo de desavenças, pelo que é necessário planear como se pagam as despesas do lar.

Apontar despesas

É fundamental apontar todas as despesas da casa e o histórico de pagamento destas despesas. Da eletricidade aos produtos de limpeza, da alimentação ao papel higiénico, do gás à internet, tome nota de todas as despesas da casa.

Dividir custos

Se mora com três colegas de casa pode muito simplesmente dividir o total das despesas por quatro e anotar quem já pagou o quê num papel, deixado à vista de todos.

Se mora com a cara metade pode dividir os custos das despesas em dois, numa percentagem proporcional aos ganhos de cada um.

Veja como dividir as contas do casal.

Dividir despesas

Também pode dividir o número de despesas a pagar, ou seja: um paga uma determinada conta, como a luz, e outro paga outra conta, como a internet. O essencial é dividir proporcionalmente o valor das despesas.

Juntar poupanças

Outra estratégia de divisão de contas da casa é formar uma conta conjunta para pagar as despesas, onde cada um contribui mensalmente para este fundo.

Escolher um gestor

Para mais eficiência pode ser nomeado um gestor do dinheiro, encarregue de fazer as contas e os pagamentos. Este gestor pode ter um desconto em determinadas despesas pelo seu trabalho.

Rever orçamento

Será ainda necessário rever as despesas e o orçamento mensalmente, para garantir que o processo de pagamento das contas da casa está a surtir o devido efeito.