Como despedir um empregado graciosamente

Despedir um empregado é sempre uma dor de cabeça, não existindo uma forma fácil de se despedir alguém. O que existem são formas de suavizar o despedimento e de minimizar os seus efeitos, que veremos em seguida.

1. Transmitir a decisão com cuidado

Deve escolher um momento mais calmo e um local mais privado para transmitir a decisão do despedimento. A mensagem deve ser passada com tranquilidade, explicando-se objetivamente as razões do despedimento para o empregado compreender e absorver melhor a situação.

2. Tratar o empregado com respeito

Se o empregado foi de confiança até ao despedimento, não será nos últimos dias de trabalho que mudará de comportamento. Trate o empregado com o mesmo respeito e cuidado de sempre.

3. Cumprir com os deveres do despedimento

Cumpra com todos os deveres no despedimento, nomeadamente a indemnização por despedimento ao trabalhador, quando aplicável.

4. Ajudar a encontrar um novo emprego

Um empregador pode ser prestável de várias formas. Ele pode passar uma carta de recomendação ao trabalhador, prestar referências quando pedido, ajudar a melhorar o currículo, fornecer contactos pessoais, divulgar vagas de emprego do seu conhecimento, etc. Tudo isto pode ajudar o empregado a encontrar um novo emprego rapidamente e a ultrapassar o despedimento da melhor forma.

Tente manter o contacto com o trabalhador, com e-mails a verificar se está tudo bem e se é preciso algum tipo de ajuda.