Como Descobrir as Contas Bancárias de uma Pessoa Falecida?

O não encerramento de uma conta bancária por falecimento do titular reverte a favor do Estado passados 15 anos de inatividade sobre essa conta. Para descobrir as contas bancárias de uma pessoa falecida pode utilizar o serviço gratuito de mapa de base de dados de contas do Banco de Portugal.

Localizar contas bancárias de titulares falecidos

Através do mapa de base de dados de contas consegue-se descobrir informação sobre as contas bancárias de uma pessoa abertas no momento, ou que estiveram abertas em Portugal, no passado. É necessário o código de acesso pessoal ao Portal das Finanças ou o código de autenticação do cartão de cidadão para se aceder a este mapa.

Esta ferramenta do Banco de Portugal pode ser usada para se descobrir informação sobre o historial de contas bancárias pessoais e também sobre as contas bancárias de pessoas falecidas. Para tal, os herdeiros podem fazer o pedido de consulta de informação sobre ativos financeiros do titular falecido por correio ou presencialmente.

A correção/incorreção da informação recebida é da responsabilidade dos respetivos bancos e não do Banco de Portugal, que só garante a obrigatoriedade de resposta aos clientes bancários.

Saiba também como descobrir se uma pessoa tem seguro de vida.