Saiba como delegar tarefas de forma eficaz. Se não consegue fazer tudo, distribua as suas missões. Mas há estratégias para ser bem sucedido ao fazê-lo.

O que delegar?

A eficácia de delegar tarefas passa por delegar apenas aquilo que está a fazer e que pode ser feito por qualquer outra pessoa do seu grupo de trabalho.

A quem delegar?

Se não pode fazer tudo sozinho ou se até o conseguiria mas consciente que não da melhor forma, delegue algumas tarefas a quem o rodeia. Mas para não ter que voltar a chamar a si essa tarefa, adeque as tarefas que delega aos interesses e competências dos seus funcionários.

Em geral, só deve delegar tarefas a pessoas responsáveis, competentes, empreendedoras e proativas. E, acima de tudo, que gostem de novos desafios, motivando-se mais se o chefe lhes pedir para fazer algo que só ele fazia habitualmente.

Registe o que delegou

Para não se perder naquilo que tem para fazer ou que já pediu a outros que façam por si, registe as tarefas que delegou e a quem as atribuiu.

Dê formação

Mesmo que esteja a delegar uma tarefa a alguém que entende ter competências para tal, não se esqueça que se vai estrear a fazê-la. Para além de explicar de forma clara o que pretende, deve garantir que dá ao colaborador escolhido a formação e os recursos necessários para a desempenhar.

Acompanhe e avalie

Se atribuiu uma tarefa a um determinado colaborador é porque estava ciente das suas capacidades para a desempenhar. Mas não o abandone. Acompanhe, sempre que possível, a realização dessa tarefa. Vá ajudando, se for necessário e, acima de tudo, ouça as propostas que o delegado possa ter para lhe fazer. No final, quando avaliar os resultados, até poderá ficar surpreendido com uma tarefa melhor desempenhada do que se a tivesse continuado a fazer sozinho.

Ao delegar algumas tarefas na equipa que o rodeia vai ganhar tempo e qualidade na execução daquelas tarefas que só você, enquanto gestor, poderá executar. Como as tarefas de liderança, controlo, gestão do pessoal e avaliação dos resultados. Mas convença-se que só ganha essa qualidade se seguir estes passos para uma delegação eficaz.