Chegar aos 40 anos financeiramente descansado não é para todos. Nesta faixa etária, deixar de se preocupar com dinheiro depende do que fez até essa altura, ou deixou de fazer, pelas suas economias.

Estabilizar no emprego

Nos dias que correm, falar de estabilidade e emprego parece muitas vezes utopia, mas ainda que o mercado de trabalho acarrete alguns riscos, há alguns que podemos ser nós próprios a minimizar.

Uma das formas de deixar de se preocupar com dinheiro nos 40 anos é não andar a saltar constantemente de emprego por iniciativa própria. Se encontrou algo que gosta de fazer e que o satisfaz emocional e economicamente, lute por manter o trabalho. Para não ter que andar sempre a fazer contas se encontra alternativa para pagar as despesas no final do mês.

Não esbanjar

Ter um emprego estável e um ordenado que até permite poupar algum dinheiro para o futuro pode ser tentador para novos investimentos. Mais ainda para comprar aquele carro de sonho ou fazer a viagem que sempre quis. Ainda que economicamente lhe pareça que pode dar-se a esse luxo, tome uma decisão consciente para não ter que se preocupar com o dinheiro no futuro.

Se não tem esse controlo sobre as suas decisões, siga os conselhos de como limitar as compras por impulso.

Ter uma poupança

Uma receita infalível para deixar de se preocupar com dinheiro nos 40 é começar cedo a criar um pé-de-meia. Assim que comece a ter os primeiros rendimentos, qualquer cidadão deve colocar uma parte de lado para poupança. Por exemplo, se na casa dos 40 anos tiver um filho a ingressar no ensino superior, terá juntado algum dinheiro para ajudar a suportar as despesas acrescidas.

E se não precisar recorrer às suas poupanças na casa dos 40, acredite que o dinheiro lhe será útil para complementar a reforma quando deixar de trabalhar.

Ter um seguro de saúde

E para chegar aos 40 sem ter que se preocupar com dinheiro se tiver que fazer face a uma despesa de saúde inesperada, nada melhor do que subscrever um seguro de saúde. Há-os para todos os bolsos e todas as idades, variando os serviços e coberturas. Informe-se sobre como escolher o seguro de saúde mais vantajoso.

Planear e não errar é a chave para deixar de se preocupar com dinheiro em qualquer faixa etária. Descubra, por exemplo, os cinco erros financeiros mais comuns dos quarentões.