Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.

Como definir os objetivos da sua empresa?

Saiba como definir os objetivos da sua empresa em poucos passos. Definir objetivos nem sempre é fácil. Por vezes, pode até acontecer que eles se confundam com a missão ou a visão da empresa.

A missão da empresa é uma descrição, na maior parte das vezes, um pouco vaga demais para ser objeto de um plano de negócios. Não quer dizer que ela não seja relevante, mas é necessário definir objetivos mais concretos, para conseguir planear e avaliar os resultados no final de qualquer operação. Conheça os objetivos SMART:

Objetivos SMART

SMART é um acrónimo utilizado pelos investigadores de gestão, para indicar os critérios que definem um objetivo. Segundo este acrónimo, um objetivo deve ser:

  • Específico (Specific): deve ser claro e simples, de modo a não gerar confusão a quem se guia por ele.
  • Mensurável (Measurable): deve definir indicadores de performance, de modo a que se possa, mais tarde, avaliar os resultados (valor de faturação mensal, por exemplo).
  • Alcançável (Achievable): deve ser realista. Se no último ano teve vendas no valor de 150 mil euros, e não tem grandes alterações no seu plano de negócios, não deve apontar para vendas no valor de um milhão de euros, por exemplo.
  • Relevante (Relevant): deve estar relacionado com o propósito da empresa e contribuir para o seu crescimento.
  • Definido no Tempo (Time bound): deve ter um tempo limite para ser cumprido.

Estes critérios vão ajudá-lo a começar o seu plano de negócios, definindo os seus objetivos da melhor forma. Veja aqui também as cinco características de um bom plano de negócios.