Pode declarar rendimentos prediais na categoria B no IRS. Para tal tem de fazer a entrega da declaração respetiva de início de atividade ou de alterações.

Tributação de rendimentos na categoria B

O sujeito passivo pode optar pela tributação dos rendimentos prediais existentes no ano passado no âmbito da categoria B, tendo de realizar a atribuição das faturas relativas à obtenção destes rendimentos na sua página pessoal, do sistema e-fatura, tal como todos os contribuintes inseridos na categoria B.

Se não optar pela tributação dos rendimentos prediais na categoria B, para dedução de despesas no âmbito da categoria F, as despesas devem ser comprovadas documentalmente, por intermédio de fatura ou fatura-recibo.

Rendimentos prediais no IRS

Os rendimentos prediais são declarados no IRS e enquadrados por norma na Categoria F de rendimentos. A tributação desses rendimentos na Categoria F é feita mediante o preenchimento do Anexo F do Modelo 3.

Ao contribuinte é dada a opção de englobar os rendimentos prediais no IRS em vez da tributação dos mesmos rendimentos prediais, sendo cada opção mais vantajosa do que a outra de acordo com os rendimentos de cada contribuinte. Para o ajudar à decisão leia os artigos:

Confira ainda como declarar o início de atividade.