Dar feedback aos funcionários não é tão simples como pode pensar. Nem todo o chefe sabe como dar feedback negativo ao colaborador sem que isso o desmotive ainda mais. O segredo está na forma como é dado e no que antecede esse feedback negativo.

Reunir informações

Um dos principais erros dos gestores é dar feedback negativo a um colaborador quando este já cometeu um erro. E fá-lo apontando o dedo, sem perceber o que motivou esse erro. Dar feedback negativo de forma eficaz passa por reunir toda a informação previamente à conversa com o colaborador e por lhe fazer perguntas.

Orientar o colaborador

Mesmo sendo negativo, o feedback deve ser encarado como algo construtivo, isto é, no sentido de melhorar o desempenho. E o papel de um bom gestor é orientá-lo nesse sentido, deixando que conclua por si próprio como melhorar e evitar os erros, ao invés de o ensinar, fazendo-o sentir-se menos competente.

Elogiar com frequência

Pode parecer estranho dizer que dar feedback negativo ao colaborador passa por o elogiar. Mas assim é. Se não falar com ele apenas para apontar o dedo aos erros, se for elogiando o que faz bem, o funcionário estará mais recetivo e menos desmotivado para ouvir o seu feedback negativo.

Dar exemplos pessoais

Uma das melhores estratégias para ser bem sucedido ao dar feedback negativo a um colaborador é usar histórias pessoais, mostrando que também errou e de que forma conseguiu melhorar o seu próprio desempenho. O gestor estará a dar um exemplo a seguir sem que a mensagem seja encarada como crítica ou mesmo insulto.

Dar feedback para prevenir

Dar feedback negativo não deve ser um castigo. Pode, sim, ser uma forma de prevenir erros, se for utilizado pelo empresário sempre que um funcionário se começa a desviar do padrão esperado. Daí que o feedback deva ser dado com alguma regularidade e apenas ao colaborador em causa, individualmente.

Siga as nossas sugestões de como dar feedback negativo ao funcionário, mas com alguns cuidados na forma como o transmite. Porque há coisas que não deve dizer aos colaboradores.