Não despreze a importância de cumprir prazos no trabalho. Quer trabalhe como freelancer, ou como trabalhador por conta de outrem, é sempre essencial cumprir todos os prazos do trabalho para não comprometer a reputação profissional. De seguida ficam dicas para cumprir todos os prazos de entrega de trabalhos.

1. Estipular prazos concretizáveis

Em primeiro lugar, e quando depende de si, tem de estabelecer prazos de entrega realizáveis. Quando não tiver a certeza sobre a data exata, deve referir que precisará de flexibilidade na entrega.

2. Eliminar distrações

Muito ruído compromete a realização do trabalho e o cumprimento dos prazos. Elimine as distrações no local de trabalho para resistir às tentações de procrastinação mais facilmente.

3. Dividir em partes

Atacar um trabalho por inteiro desmoraliza qualquer trabalhador. Pense em desconstruir o adamastor que tem pela frente em pequenas partes, estipulando um prazo para realizar cada uma destas partes.

4. Priorizar o trabalho

Comece sempre pelo mais importante para não deixar escapar nada de relevante e para não ter de mudar tudo o que fez para trás. À medida que avança no trabalho vai ficar mais moralizado e descansado.

5. Criar rotinas

Criar rotinas ajuda ao cumprimento de objetivos e à organização no trabalho. Encontre rotinas no trabalho que se adaptem à sua forma de trabalhar para conseguir cumprir prazos com mais facilidade.

6. Usar lembretes

Para se lembrar mais facilmente dos prazos de entrega pode colocar post-its no seu local de trabalho. Recorra a lembretes no computador, smartphone, tablet ou agenda. Utilize lembretes com a data final da entrega e lembretes para a aproximação da data final, para maior segurança.

7. Dizer não

Quando estiver sem mãos a medir tem de saber dizer não a mais trabalho. Custa sempre dizer não, mas por vezes não resta alternativa.

8. Pedir ajuda

Se estiver longe de cumprir o prazo de entrega pode pedir ajuda para garantir o cumprimento desse prazo. Tenha o cuidado de pedir ajuda a pessoas que não comprometam a qualidade do trabalho.