Como Criar uma Rede de Contactos

Como criar uma rede de contactos não é tarefa difícil. Há diversas ferramentas que o ajudarão nesse sentido, mas o trabalho principal é seu: escolher as pessoas certas, reunir os contactos e organizá-los de forma a que possam ser úteis para o seu negócio.

A este ato de criar uma rede de contactos chama-se, habitualmente, networking. Como nasce? Desde logo, por fazer uma lista de todos os seus contactos, pelos mais variados motivos. Sejam família, amigos, colegas de estudo ou profissionais.

Organize os contactos

Criada essa lista, organize os contactos. Para a sua atividade profissional, é importante que junte num grupo as pessoas diretamente relacionadas com o seu negócio. E comece a investigar os respetivos contactos, se estão a trabalhar e, em caso afirmativo, onde.

Crie uma rede virtual

Em vez da agenda em papel, agenda do email ou uma pilha de cartões de visita registe-se numa rede de contactos virtual para aí reunir todos os dados. Além de os poder organizar, é mais fácil conhecer novas pessoas a partir das suas conexões. E sem fronteiras a limitarem esse crescimento da rede.

Uma das mais populares redes de contactos, a nível profissional, é o LinkedIn. Seja a partir das conexões de cada um, dos contactos em comum ou dos grupos de discussão a que pode aderir, é o exemplo claro do ponto de encontro de profissionais com interesses semelhantes. Outra alternativa poderá ser o Facebook.

Seja social

E porque uma rede de contactos está em constante mutação e, consequentemente, em constante crescimento, não se iniba de conhecer novas pessoas, marcando presença em eventos do seu interesse, logo, com pessoas de interesses comuns. Frequente eventos como feiras ou congressos, workshops e até encontros de antigos estudantes. A sua rede poderá sair daí reforçada, bem como o seu negócio.

Aposte numa única rede

Por último, e para que não se perca na gestão da sua rede de contactos, deixamos um conselho: ao invés de se inscrever em mais do que uma rede virtual, crie apenas uma e dedique-lhe bastante atenção. Não só na gestão desses contactos, mas sobretudo garantindo uma presença ativa que faça alguém querer fazer negócios consigo.

Saiba como aumentar a sua rede de contactos.