Como criar uma boa Impressão na entrevista de emprego

Para saber como criar uma boa impressão na entrevista de emprego, leia as nossas dicas. A aparência pode ajudar, mas não é o fator determinante.

O modo como veste, a forma como entra, como cumprimenta o recrutador, como se senta e tudo o que rodeia a conversa são fatores avaliados durante a entrevista. É, por isso, importante que esteja atento a todos os pormenores para criar uma boa impressão na entrevista de emprego e tentar ser selecionado.

Eis alguns aspetos que podem contribuir para essa impressão inicial positiva.

1. Usar um vestuário profissional

Não precisa ser fato e gravata, mas calças de ganga também não são propriamente o dress code ideal para uma entrevista de emprego. Opte por um padrão formal e sóbrio, sem exageros. Se possível, averigue acerca da forma de vestir dos funcionários da empresa para poder retirar alguma inspiração. E evite dar nas vistas por más razões como sejam exagero de maquilhagem (no caso das senhoras) ou barba por fazer (para os candidatos masculinos).

2. Chegar com antecedência

Atrasar-se para uma entrevista é algo que nunca deve fazer se quer criar uma boa impressão inicial. Que entidade quer contratar alguém que se atrasa para o primeiro contacto pessoal? Com que indícios de pontualidade fica o empregador? Nenhuns. Por isso, se foi convocado para entrevista de emprego, tente chegar 10 minutos antes. Se não conseguir, avise o entrevistador acerca do atraso. Fica sempre bem.

3. Usar a simpatia com todos

Até pode ser entrevistado por um único recrutador, mas a sua imagem perante a empresa pode ser definida por todos por quem passou até chegar a esse momento crucial. Para criar essa boa impressão, deve ser amável e simpático com todos os elementos da entidade que está a recrutar, desde que entra nas instalações. Pode estar a ser avaliado não só pela entrevista mas até pelo modo como aguarda que o chamem.

4. Fazer as perguntas certas

Causará boa impressão na entrevista se não se limitar a responder e colocar também algumas questões ao entrevistador. Não se sobreponha nesse papel, mas faça algumas perguntas sobre o processo de recrutamento ou sobra a função em si. É uma forma de demonstrar o seu interesse perante o cargo a que se candidatou.

Para ser ainda mais fácil criar uma boa impressão na entrevista de emprego, consulte as nossas dicas para antes da entrevista.