Como Criar um Slogan

Criar um slogan não é fácil. Se anda às voltas sem saber como criar um slogan criativo para a sua empresa, o Economias dá-lhe uma ajuda. Neste artigo encontra dicas úteis para fazer um slogan que lhe traga visibilidade e clientes.

Como fazer um bom slogan?

O slogan é uma frase curta e memorável que ajuda a identificar um negócio claramente junto do consumidor, e a distinguir a empresa de toda a concorrência. É uma chave para criar familiaridade com o produto no consumidor. Para criar um bom slogan deve conseguir reunir o máximo destes requisitos:

  • Escolher uma frase curta (até 8 palavras) para ser facilmente recordado.
  • Conferir ritmo e musicalidade ou rima à frase (para a tornar familiar e viciante).
  • Escolher palavras de ação para conferir energia e movimento, em vez de promessas (quem não se lembra do slogan da Nike?).
  • Destacar a vantagem/poder/interesse do produto para o cliente (faça uma lista dos benefícios e características do produto/serviço antes de começar a elaborar um slogan).
  • Ser simples (usar palavras comuns), honesto (na qualidade do produto) e convincente (ter impacto no consumidor).
  • Identificar o produto ou serviço.
  • Comunicar os valores da empresa (toda a gente precisa de comprar sapatos, mas vão à sua loja porque ela só vende sapatos nacionais, por exemplo).
  • Criar surpresa ou um sorriso no rosto do consumidor.

Por exemplo, o slogan do Economias é "tudo sobre o seu dinheiro".

Escreva todos os slogans que conseguir, brinque com as frases que juntou, risque os slogans menos bons e pergunte junto dos clientes quais os slogans que estes mais gostaram.

Inspire-se com as marcas com melhor reputação em Portugal.