Como criar um portefólio online grátis

Se colocar um portefólio online está a mostrar o trabalho já realizado. Lembre-se que uma oportunidade de emprego não depende apenas do seu currículo. Veja como criar um portefólio grátis para mostrar o que vale.

Ter um portefólio online é uma forma de ter os seus trabalhos à mão e uma porta aberta para novos serviços, se trabalha como freelancer. É uma das diferentes maneiras de melhorar a imagem profissional online.

As regras a seguir para criar um portefólio

Primeiro, algumas regras que devem ser comuns a todos os portefólios online, para que essa montra de trabalhos seja eficaz e elucidativa do que é capaz de fazer. Como estas:

  • ter uma boa imagem de apresentação no início;
  • ter um visual simples mas profissional;
  • destacar um dos melhores trabalhos na página inicial, que desperte o interesse para conhecer os restantes e que revele o que é capaz de fazer.

As ferramentas online grátis a utilizar

Ao criar um portefólio online grátis, garante exposição dos trabalhos e ganha credibilidade. As probabilidades do seu trabalho ser visto, apreciado e até comentado aumentam consideravelmente. E é uma das melhores formas de complementar a informação do currículo, garantindo que é escolhido pelas suas competências.

A dúvida será agora onde o criar? São diversas as plataformas na internet que permitem colocar os trabalhos online, sem gastar um cêntimo.

WordPress

Sem necessidade de comprar um alojamento próprio, através do WordPress pode criar o próprio site que funcione como portefólio online. Fácil de criar e de atualizar sem necessidade de conhecimentos de programação, com aspeto profissional e sem publicidade a interferir com os seus trabalhos. Apesar de gratuito, não tem limitação de inserção de imagens.

Behance Network

Mais um espaço para criar um portefólio online grátis. Neste caso, o site fica integrado no site principal da rede Behance Network, embora com um link próprio para acesso direto aos trabalhos.

Coroflot

Para profissionais de áreas mais criativas, como seja o design, o Coroflot é uma das melhores ferramentas para criar um portefólio online grátis. Sem limitação de upload de arquivos poderá divulgar todos os trabalhos que pretender e até seguir as visitas que teve. Sem sair da plataforma, ainda tem acesso a anúncios de emprego podendo candidatar-se através do próprio site.

Carbonmade

São mais de 884 mil os portefólios online nesta plataforma. No Carbonmade tem a vantagem de poder escolher o seu próprio URL (o endereço de acesso ao portefólio) e personalizar o site ao nível das cores e tipo de letra. Mesmo na versão gratuita. Como limitações, o facto de se apresentar apenas em inglês e com direito à publicação de apenas 35 imagens.

Veja ainda como fazer um currículo original e onde fazer um cartão de visita online gratuito.