Como criar um espírito de equipa no trabalho

Saiba como criar um espírito de equipa no trabalho e tirar partido dessa união. Porque os recursos humanos podem ser o seu trunfo enquanto grupo e não como indivíduos isolados.

Quanto mais motivados estiverem os colaboradores, mais deverão produzir. Mas essa motivação não deve ser apenas individual. Há que criar e fomentar o espírito de equipa no trabalho. Veja como.

1. Definir objetivos

Para criar um espírito de equipa no trabalho, primeiro há que deixar claros os objetivos de cada colaborador e que este sinta uma necessidade constante de melhoria.

2. Criar interdependência

Definidos os objetivos individuais, estes colaboradores deverão sentir a necessidade de trabalhar com os colegas. Fazer com que cada colaborador tenha consciência que precisa do outro para executar uma tarefa e para alcançar as metas definidas é uma das ferramentas para criar um espírito de equipa no trabalho.

3. Dividir claramente os papéis

Criar um espírito de equipa no trabalho passa ainda pela divisão de papéis de cada um dos colaboradores, ao invés da divisão de objetivos. Estes devem ser comuns, tendo cada um a sua quota-parte de responsabilidade para, em equipa, o concretizar.

4. Promover atividades extraprofissionais

Ainda que possam estar relacionadas com a atividade laboral, as atividades extra-profissionais são também muito procuradas por quem quer criar um espírito de equipa no trabalho. Também conhecidas como ações de teambuilding, podem ser desenvolvidas dentro ou fora do local de trabalho.

As ações de teambuilding permitem aos colaboradores conhecerem-se melhor, comunicarem entre si, partilharem o sentimento de pertença ao grupo e confiarem nos seus pares. Em suma, tornam a equipa coesa.

Conheça as características de uma boa equipa de trabalho.