Como cortar os gastos para metade não implica obrigatoriamente deixar algo para trás. Há formas de reduzir a despesa sem abdicar de muito.

Atividades de lazer

O seu filho tem mais do que uma atividade lúdica por semana ou faz uma só mas com mais frequência? Não precisa retirar-lhe esse prazer para cortar os gastos para metade. Basta que opte por apenas uma das atividades ou reduza para metade o número de dias em que a frequenta.

Cozinhe em maior quantidade

Na cozinha, há um truque para cortar os gastos para metade sem reduzir à quantidade de alimentos. Basta que rentabilize os recursos utilizados – gás ou eletricidade – para cozinhar maior quantidade de comida. Se sobrar para outra refeição, vai estar a poupar na preparação da mesma.

Dispense um dos telefones

Precisa mesmo de um telefone fixo em casa e um telemóvel sempre consigo? Opte por negociar um tarifário com chamadas para todas as redes ou mesmo ilimitado. Desta forma, poderá dispensar um dos equipamentos passando a pagar uma em vez de duas faturas de comunicações.

Opte pelos transportes públicos

Se tem ligação de transportes públicos para o trabalho, equacione deixar o carro em casa. Poderá ser mais uma forma de cortar para metade os gastos com as deslocações. Ou até poupar mais, uma vez que a utilização da viatura acarreta outras despesas para além do combustível.

Dilua os detergentes

Preste atenção aos produtos de limpeza que utiliza, ou melhor, à forma como os usa. Pode ser que esteja a gastar o dobro do que necessita se lhe escapou o facto de algum ser concentrado e necessitar ser diluído em água. Ao passar a fazê-lo, vai durar o dobro do tempo e cortar essa despesa para metade.

Poderá ainda cortar nos gastos no supermercado se souber como poupar com cupões.