Como corrigir erros no IRS

Cometer erros no IRS acontece a todos. Mas os erros no IRS podem ser corrigidos ainda antes do final do prazo de entrega de IRS sem direito a pagamento de qualquer multa.

Como evitar e corrigir erros no IRS

A correção começa na prevenção. Antes de tudo deve procurar evitar cometer erros.

Conheça os erros que deve evitar no preenchimento do IRS.

Preste atenção às armadilhas no IRS.

Se preencher o IRS online tem a opção de “validar” para verificar a existência de erros no preenchimento do IRS. Poucos dias depois de entregar o IRS pela internet deve consultar o estado da declaração. Ela pode apresentar algum erro detetado posteriormente à entrega (tem 30 dias para corrigir o erro gratuitamente).

Para corrigir os erros no IRS deve entregar uma declaração de substituição.

Veja como substituir a declaração de IRS.

Corrigir erros até 30 dias após entrega do IRS

Caso tenha passado o prazo legal da entrega do IRS já há lugar a pagamento de multas. Se o erro for detetado até 30 dias após o prazo, a entrega da declaração de substituição pode dar direito ao pagamento de uma coima mínima de 18,75 euros.

Se tiverem passado mais de 30 dias e se o erro não prejudicar o Fisco, é possível ainda entregar a declaração de substituição até 120 dias depois de receber a nota de liquidação do IRS sem penalização. Contudo, se o erro prejudicar o Fisco, o contribuinte arrisca-se ao pagamento de uma multa variável, entre os 37,5 e os 112,5 euros.