Por: João Paulo Moura

Como convencer o patrão a o deixar trabalhar por casa

Para convencer o patrão a o deixar trabalhar por casa tem de apelar principalmente às vantagens de trabalhar por casa, dando a perceber que isto traz vantagens tanto para a empresa como para o trabalhador.

1. Trabalhar bem antes de pedir

Antes de pedir algo, tem de mostrar trabalho bem feito. Quando apresentar bons resultados no trabalho, encontrou a altura ideal para fazer um pedido ao seu patrão, seja pedir um aumento, ou pedir para trabalhar por casa (o que pode acontecer mais facilmente do que o primeiro pedido).

Saiba também se tem o perfil para trabalhar a partir de casa.

2. Menos distração e mais energia é igual a mais trabalho

Trabalhar por casa exige menos esforço por parte do trabalhador, o que pode aumentar a sua produtividade. Tem de convencer o seu chefe de que trabalha mais e melhor a partir de casa, do que se deslocando para o local de emprego, onde existe muito stress e muita distração por parte dos colegas e clientes. Muitos trabalhadores a recibos verdes trabalham desde casa, contribuindo tanto ou mais do que os trabalhadores contratados, pelo que pode tentar convencer o seu patrão de que trabalha também mais desde casa.

Refira estas vantagens de trabalhar em casa ao seu patrão.

3. Dar o exemplo

Pode pedir para começar por trabalhar apenas um dia por semana a partir de casa, ou uma semana por mês. Se o dia (ou semana) de exemplo der bons frutos, peça depois para trabalhar mais dias desde casa. Se os seus colegas de trabalho já trabalharem em casa, pode sublinhar também o bom exemplo de trabalho caseiro dado por eles.

4. Cumprir as tarefas

Tem de comprovar que todas as tarefas são realizadas a partir de casa e de que está totalmente disponível durante um determinado horário. Prepare um dossier que demonstre que tudo o que faz é facilmente realizado em sua casa e que contemple a sua proposta de trabalho caseiro (horário, ferramentas de trabalho usadas, método de trabalho, prazo de realização de tarefas, etc.). Mostre que está sempre ligado aos canais de comunicação da empresa.

5. Sinal de modernidade

Cada vez mais as empresas são flexíveis quanto à forma de trabalho, modificando a forma tradicional de trabalho no local, sempre que possível. O seu patrão vai querer que a empresa faça parte de um leque de empresas modernas e exemplares, pelo que tem de colocar esta carta da modernidade também em cima da mesa.